Padrinho / Madrinha

Padrinho / Madrinha é um projecto idealizado pela Câmara Municipal com o objectivo de apoiar as crianças carenciadas do município da Ribeira Brava, nomeadamente através de batas, livros, cadernos, pastas e outros materiais escolares.

Qualquer cidadão ou família, no uso pleno dos seus direitos cívicos, poderá “apadrinhar” uma ou várias crianças carenciadas, bem como turmas do ensino básico do concelho da Ribeira Brava. Os afilhados deverão retribuir o apadrinhamento, fomentando o estreitamente de laços, através da produção de textos, desenhos, músicas, entre outros. As famílias das crianças apadrinhadas deverão dar o seu consentimento ao apadrinhamento.

O apadrinhamento deverá ser traduzido numa ajuda anual, com carácter solidário, e destinada ao enxoval escolar (batas, livros, cadernos, pastas e outros materiais escolares) de cada criança apadrinhada.

O Município da Ribeira Brava (área social) é responsável pela correcta aplicação dos fundos enviados para as crianças carenciadas, e cada criança e respectivo professor responsável pela turma assinarão um recibo a dar quitação do material, recibo esse que será enviado pelo correio ou por e-mail aos padrinhos ou às madrinhas.

O apadrinhamento terá a duração mínima de um ano lectivo podendo ser prolongado até final da escolaridade obrigatória ou para além dela, enquanto o padrinho e o afilhado assim o entenderem. No final da escolaridade da criança apadrinhada, o padrinho ou a madrinha poderá apadrinhar outra criança que necessite e assim sucessivamente.

O afilhado ou o seu encarregado de educação deverá informar periodicamente, pelo meio considerado mais conveniente, o seu padrinho do progresso escolar.