Breves
Câmara Municipal atribui nome de José Matias a rua em Fajã: A rua José Matias foi inaugurada no final do dia desta terça-feira, 17, em ambiente de Terrenos em Somadinha à venda a partir de Novembro: Os terrenos na zona de Somadinha, à saída da cidade da Ribeira Brava, vão estar Famílias carenciadas do concelho vão poder melhorar a sua dieta alimentar através do projecto Horta : As famílias carenciadas do município da Ribeira Brava, principalmente aquelas dirigida II Semana Municipal de Educação termina com abertura solene do ano lectivo 2015/16: A II Semana Municipal da Educação terminou na sexta-feira com o acto solene de abert Decorre a II Semana Municipal da Educação no concelho da Ribeira Brava: A II Semana Municipal da Educação está a decorrer no concelho da Ribeira Br Fogo-de-artifício e muitos aplausos recebem energia 24h em Juncalinho: A ligação de energia 24h em Juncalinho foi recebida, este sábado 19, com fogo Água a domicílio em Cachaço de cima já é uma realidade: Os moradores da zona de cachaço de cima já têm água em suas casas inves Autarquia avalia estragos deixados pelo Fred e começa a acudir os mais necessitados: Depois da passagem do furacão Fred no nosso arquipélago a equipa da Câmara Mun Zona de Terra Quebrada já tem água a domicílio: A Câmara Municipal da Ribeira Brava inaugurou, na terça-feira, 25, a aduç&atil Lançada a 1ª pedra do projecto de requalificação do jardim infantil Daniel Monteiro : A Câmara Municipal da Ribeira Brava lançou esta terça-feira, dia 11, a primeir

Ribeira Brava: Entrada em funcionamento da dessalinizadora liberta água dos furos para agricultura

A unidade de dessalinização da Preguiça, em São Nicolau, com capacidade para produzir 1.200 metros de cúbicos de água por dia, foi inaugurada este domingo, 22, pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves.

 

O chefe do Governo considerou obra como uma infra-estrutura emblemática para São Nicolau, dada sua importância para o abastecimento de rede pública, no município da Ribeira Brava. E libertação da água dos furos para rega dos campos agrícolas.
José Maria Neves enalteceu a iniciativa da Camara Municipal da Ribeira Brava, por ser a primeira autarquia a nível nacional a mobilizar meios e parceiros para a dessalinização da água para o consumo, sem transferir a responsabilidade para o poder central.
Por seu turno, o edil ribeirabravanse, Américo Nascimento afirma que a inauguração daquela infra-estrutura é realização de um sonho que vai permitir os munícipes ter mais água tanto para consumo bem como para rega.
Contudo, Nascimento avança que o desafio agora é trabalhar para cobrir o concelho com a taxa de ligação de água ao domicílio a 100 % até 2016, uma vez que a taxa actual é de 90%. E também mobilizar recursos para produção de água dessalinizada com base na energia renovável uma vez que através de energia convencional é muito caro.
De referir que a dessalinizadora da Preguiça já esta funcional a três meses. E a sua construção iniciou em Outubro de 2010 e custou 200 mil contos, financiado pelas Nações Unidas – Fundo IBSA – do Governo por intermédio do Ministério do Ambiente e da Câmara Municipal.
O acto de inauguração contou com as presenças do ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, a coordenadora do Sistema das Nações Unidas, Ulrika Richardson-Golinski, e o embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Padilha, de centenas de pessoas.

texto:fonte Jornal A Nação

 

fotos: GPM/CMRB